Postado por Redacao Portal 08 em 23 jul 2014 / 0 Comentário
Ele combate o crime há cerca de 75 anos e faz sucesso no mundo todo, e poucas pessoas sabem realmente quem ele é, claro, mas isso só na ficção. Estamos falando do Batman que encanta geração com suas histórias carregadas de mistérios e aventuras. O herói que foi criado por Bob Kene na década de 30, logo se tornou um estrondoso sucesso no mundo dos quadrinhos.
Bob Kene não foi o único criador do homem morcego, junto com o escritor Bill Finger, que complementou psicologicamente e dramaticamente o personagem, porém, não levou nenhum credito financeiro com a criação do combatente misterioso do crime, ficou a ver navios e só Kene registrou a marca Batman, foi contratado pela editora National que depois se transformaria na DC Comic´s .
Batman virou uma febre comercial, e já na década seguinte, estava nas salas dos cinemas e suas revistas vendiam muito e o combatente do crime da cidade de Gotham alcançava elogios da crítica e dos fãs.
Fizeram de tudo com o personagem e na década de 60 Batman virou uma serie de humor cult e o personagem quase acaba. Na década seguinte baixas vendas em quadrinhos e alguns filmes fracos para TV, faziam Batman ficar cada vez mais sem graça e sem interesse pelo grande publico.
E então só nos anos 80 o personagem ressurge quase por um milagre quando o desconhecido roteirista Frank Miller, que junto com David Mazzucchelli criaram a famosa revista Batman – Ano Um, um sucesso até hoje e, essa história, a qual descreve uma versão definitiva do caráter, motivações e da importância e significado do Batman, é reconhecida por boa parte dos fãs, artistas e crítica especializada, como uma das melhores histórias em quadrinhos já escrita, reescrevendo a origem definitiva do personagem; e, alguns anos depois, A Piada Mortal, de Alan Moore, que conta a história definitiva do Coringa. Aliás, as duas histórias do Cruzado de Capa, O Cavaleiro das Trevas e A Piada Mortal, são consideradas obras primas da arte moderna.
Isso mostra que um personagem forte vale muito nas mãos certas e a editora responsável pela marca tem um cuidado redobrado com o que se faz com o Homem-Morcego, os fãs agradecem e Batman chega aos 75 anos sadio e forte como sempre.
Comemoração
Portanto, para os que curtem o combatente da fictícia cidade de Gotham City fiquem ligados nas edições comemorativas, exposições, documentários e livros especializados que vem por aí, inclusive um novo filme que junto com Superman dão origem a Liga da Justiça nos cinemas. Batman é a prova de que você não precisa de superpoderes para ser um super-herói e sempre se reinventar.
Por Fábio Del Porto – Especial para o Portal08news
Nenhum comentário:
Postar um comentário