imagem COB |
A tocha, tradicional símbolo dos olímpicos, vai ser acesa na manhã desta quinta-feira, na cidade de Olímpia, na Grécia. A cerimônia será realizada, às 6 horas da manhã, no horário de Brasilia, nas ruínas do Templo de Hera, no sítio arqueológico de Olímpia, onde os Jogos foram concebidos em 776 a.C. O início do revezamento da chama se dará logo em seguida, ainda na cidade de Olímpia.
O ginasta campeão mundial da prova de argolas, Eleftherios Petrounias, será o primeiro atleta a carregar o símbolo. Ele vai entregar a tocha para o ex-jogador de vôlei Giovane Gávio, medalha de ouro nos jogos Olímpicos de 1992. Giovane fala sobre a emoção de carregar chama e sobre o que o símbolo representa para a sociedade.
Giovane Gávio declarou que “primeiro a tocha vai passar por todo o país, as principais cidades. Essa mensagem de alegria, de união, de paz que ela traduz que ela, vamos dizer assim, passa para as pessoas, eu acho que vem de encontro a muita coisa que a gente ta precisando nesse momento. Eu acho que os jogos olímpicos tem esse poder.”
O evento em Olímpia vai contar com a presença do ministro do Esporte, Ricardo Leyser, do presidente do Comitê Olímpico do Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman e do presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach. Após a cerimônia eles vão conceder uma entrevista coletiva.
Antes vir ao Brasil, a tocha vai passar por cidades da Grécia, pela sede do Comitê Olímpico Internacional, na cidade suíça de Lausanne e pela sede da ONU, em Genebra. A aterrissagem no Brasil vai ser no dia 3 de maio, em Brasília, de lá, o símbolo vai percorrer mais de 300 cidades até chegar ao Rio de Janeiro para a abertura dos Jogos no dia 5 de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário