imagem:sergiorochareporter.com.b |
O Brasil está passando por um importante momento histórico, no cenário político, que podemos dizer, único. E que se o povo quiser uma mudança real, terá em pouco tempo um novo país; caso contrário nada mudará.
Pela primeira vez o governo, se abriu para investigações de forma contundente, mesmo o PT tendo que cortar na própria carne.
Segundo analistas políticos a decisão do juiz Sergio Moro de sentenciar, nesta terça-feira, o empresário Marcelo Odebrecht a 19 anos e 4 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro é uma das maiores condenações, em termos políticos, nos últimos 30 anos.
Contudo, comparando com o que ainda esta por vir; muitos acreditam que por mais que petistas e partidos de direita que querem a todo custo governar o país, o que a nação realmente necessita é de uma transformação na busca de novos quadros políticos. Em outras palavras o Brasil está à procura de homens e mulheres de caráter.
Foram anos de roubos, anos pedindo votos em troca de uma consulta médica, de um cartão de bolsa família, de um milheiro de tijolos… Foram anos vendendo o Brasil aos bocados.
Mas não pense que isso acabou. Essa prática ainda ocorre nos corredores do poder, e a semente disso vem do povo e de políticos mal acostumados. E esse modelo nocivo de “política” tornou-se um ciclo vicioso complicado de vencer.
O que hoje o país esta vendo é o resultado não só dos anos em que o partido dos trabalhadores esteve no poder, mas sim do caminho do jeitinho tupiniquim de fazer política. Alguns cabeças-de-chave do PT apenas se aproveitaram dos métodos corruptos para conduzirem o país do jeito e maneira que lhes convinham assim como outros partidos praticam e praticaram. Não há inocentes.
Todos os dias, observa-se pelas emissoras de TV’s e rádios, sites e jornais o desmoronar de um modelo de governar que enganou os eleitores, durante anos, fazendo-os esquecerem que na verdade são contribuintes. Trocando em miúdos, quem paga por tudo isso é o brasileiro, através de impostos, de votos e de confiança e da nossa paciência.
E isso que estamos assistindo a nível nacional, infelizmente, ocorre nos estados e obviamente nos municípios. Não podemos esquecer que o Brasil é feito de municípios.
E nesse sentido, um deputado que quer a todo custo ser um prefeito, não se engane, alguma coisa ele quer além de dar tapinhas nas costas; fazer festas caras e pagar cerveja aos amigos. O que esta por trás dessa atitude, é na verdade, mais uma maneira de corromper o voto do povo, ou de manter os que já são seus, ligados por correntes de interesses. Isso é também corrupção.
O que estamos vendo em cunho nacional é bem provável que em breve veremos nos municípios.
Aos que se assentam em cadeiras guarnecidas por advogados e liminares, que se preparem, pois onde existe fumaça existe o fogo.
E quê, de uma vez por todas, o eleitor possa escolher o ‘novo’ para ser um país que busca a prosperidade, principalmente dentro da ética na política.
Por Fábio Del Porto
Nenhum comentário:
Postar um comentário