Por Fabio Del Porto
Em reunião organizada pelo Departamento Municipal de Cultura da Secretaria de Educação, servidores do departamento, juntamente com representantes da sociedade civil irão discutir sobre o atual momento do Conselho Municipal de Politica Cultural e iniciar o processo de indicação de conselheiros.
É bem comum ouvir nas cidades do país que nós não prezamos pela cultura nacional. Isso se propaga em cidades pequenas e também de forma diferente em grandes centros; essa ideia vai alastrando-se como um vírus pelos ouvidos e consciência do povo. E de alguma maneira, incentivados pelos que se posicionam como os dominantes da nossa “sociedade tupiniquim”, vão deturpando nossos valores.
Pois bem. Assim como a educação, a cultura é fundamental para que um povo seja uma nação. Na cultura está contido tudo que é um povo, tudo que é uma civilização. A colunaria, as artes, as maneiras e os costumes, a língua que se fala e seus sotaques, a fé e a religião, os estrangeirismos as idiossincrasias que só ocorrem no bairro ou comunidade em que cada um de nós moramos. Quem escreve e quem lê, tudo isso, o que foi e o que vai ser, é a Cultura.
Desde o bom dia que oferecemos educadamente ao funcionário que nos vende pão toda manhã, até a maneira como votamos em nossos políticos. Todos esses toques e outros que podemos enumerar, é a cultura.
Quem pensa que cultura é só fazer apresentações de cunho artístico está completamente errado ou errada; a arte está na cultura, e a cultura é bem maior, muito maior e deve ser tratada com seriedade e com toda competência que lhe é devida a exemplo do trabalho da nova gestão do Departamento Municipal de Cultura.
Portanto a sociedade civil deve se organizar e cuidar do que é do povo, para o povo e com o povo.
Vendo e sentindo essa importância e em consonância com o que é firmado nacionalmente pelo Ministério da Cultura e a nível estadual pela Secult BA, portanto, o Departamento Municipal de Cultura da cidade de Eunápolis irá realizar uma reunião para indicação do Conselho Municipal da Politica Cultural.
Algumas conquistas foram alcançadas nesta área e outras devem ser obtidas; como o prefeito Neto Guerrieri sancionar a lei do Sistema Municipal de Cultura que foi aprovada pela Câmara de Vereadores de Eunápolis em dezembro de 2014.
De lá até agora, varias atitudes foram tomadas pelo Departamento Municipal de Cultura da cidade de Eunápolis e pela sociedade civil que pretendem consolidar as políticas públicas culturais para os próximos 10 anos. E a criação do Conselho Municipal de Cultura é fundamental para isso.
A reunião será nesta segunda feira dia 27 de julho, no auditório do colégio municipal Clériston Andrade, rua Paulino Mendes, s/n. às 19 horas.
É isso aí!
Nenhum comentário:
Postar um comentário