Por Fabio Del Porto
Uma das metas de cada pessoa neste mundo é viver em paz; não importa sua condição social, religiosa ou cultural a paz é mais importante.
E dentro deste foco vem sendo instituído pelas Camaras Legislativas de vários estados e municípios do Brasil o DIA DA PAZ E DA CONCILIAÇÃO, trazendo para todos uma reflexão conjunta sobre a importância da paz na vida individual e social. A conciliação é um instrumento muito utilizado no âmbito jurídico, educacional e até prisional e tem trazido importantes resultados na pacificação da sociedade.
Estados como Mato Grosso, Amazonas, Paraná, Pará, Roraima já instituíram essa data no calendário oficial; um exemplo é a cidade de campinas no estado de S. Paulo, além de instituir a data criou a Festa da paz e da conciliação no município, a ser realizada na semana do dia 22 de julho de cada ano.
A proposta visa estabelecer uma alternativa para a sociedade e, principalmente aos jovens, procurando contribuir para o estabelecimento de uma cultura de paz e conciliação. A busca é por um estado de justiça e felicidade coletiva; por consequência a paz.
O dia da paz e da conciliação pode servir de incentivo para que todos busquem a conciliação verdadeiramente, em clima de paz e confraternização.
A jornalista Flávia Borges em seu artigo para o jornal paraense A Gazeta escreve “a paz e a conciliação é o momento anterior e indispensável à confraternização entre os povos, pois advém do sentimento de perdão ensinado por Jesus como ferramenta para chegar ao amor ao próximo e a Deus. A conciliação é uma semente originada da Luz, da paz e do amor".
Nenhum comentário:
Postar um comentário