2 de mai. de 2011

Por Shara.

Por Shara

A vida é estranha
Não posso entender
Se quiser saber a mentira
É só olhar a vida real

Na verdade tudo é um teatro

Um dia alguém falou:
‘O amor era bom’.
Na verdade é
Uma pena que o perdi
De vez em quando me engano
Dizendo que o amor é tudo

Mas na verdade eu prefiro a solidão
Onde posso aprender tudo
E o que eu perdi?
‘Eu não perdi foi nada meu rei!

Não posso entender o que você falou
Mas compreendo que você quer amor
Coisa que não posso lhe dar.
Como eu disse há algo errado com mundo.

*********************************

Uma curiosidade...



Esta poesia (na verdade uma prosa), faz parte de uma canção ainda inédita. Foi composta em 1998, quando visitei a casa de uma amiga chamada Shara, uma bela senhora colombiana, que estava passando uma longa temporada no Brasil.
E nestas de conhecer o país acabou indo parar no sul da Bahia onde logo ao chegar a Porto Seguro veio a se apaixonar por um dos seus alunos de espanhol, um camarada que sempre ia tomar umas e outras comigo, o Marcos, gente boa sabe, magrelo, cabelo bem curtinho, uma mistura de mineiro com capixaba, ou seja, sempre na miudinha e no anonimato. Numa destas tardes em que não há nada pra fazer, fui à casa da Shara, encontrar o Marcos pra dar uma volta, ao chegar encontro tudo aberto dos portões da garagem a porta da sala. Entrei e sentei no sofá que dava de frente para um corredor cheio de móveis, espelhos e quadros que mais pareciam artigos de museu, coisa assim, pois a louca havia trazido todos os ‘moveis’  da Colômbia, detalhe: lá Shara tinha uma vida de rica e sei lá por que(?') foi parar na Bahia! Isso é um mistério...

Bem e foi neste dia que vi e ouvi a cena que se fixava na minha mente, pois não sei explicar como e isso nunca mais aconteceu, pois todas as palavras pronunciadas por eles ficaram gravadas na minha mente de tal forma que ao chegar em casa escrevi e, fiquei falando aquilo à noite inteira para mim e para meus pais, fiquei extasiado e ao tentar dormir, veio a melodia e pra ajudar, lembro que na época estava dando meus primeiros acordes, passei a madrugada inventando uma base pra esta que seria uma das minhas primeiras composições.
Não sei como isso aconteceu. E eu não estava doidão, nem bêbado, mas a conversa que Shara teve para finalizar o romance com o Marcos está gravada na minha memória, e é legal, pois se você prestar atenção vai sacar algumas coisas. Para ajudar, Shara tinha 50 anos e Marcos 19, ela era rica e ele caixa de super mercado, ela queria ir para a Espanha, onde parte da família dela morava, e ela não podia levá-lo, foi triste, pois três dias depois eles nunca mais se veriam.
Mas o amor que estava entre eles está aqui contido nestas palavras, que não se sabe por qual motivo o universo quis assim, que alguém transformasse algo tão amargo em uma obra de arte.
Lição disso tudo: A vida é mais forte! Mais forte que o amor, mais forte que a solidão e em fim, mais forte que a razão!

Fabio Del Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário