10 de mai. de 2010
Lena Horne morre aos 92 anos em Nova York
A cantora e atriz Lena Horne morreu neste domingo, aos 92 anos, no hospital presbiteriano de Nova York. Horne foi a primeira artista negra a assinar contrato com estúdio hollywoodiano. Estrela de musicais, estreou em papeis secundários musicais ao lado de atores brancos.
Cantora em retrato feito no ano de 1950
Foto: Getty Images
Ao longo de sua carreira, acumulou prêmios, entre os quais quatro Grammy Awards. Um de seus maiores sucessos é intepretação vocal em Stormy Weather, de 1943. Horne foi casada com o músico Lennie Hayton, falecido em 1971.
Nascida em 30 de junho de 1917, Lena Mary Calhoun Horne teve seu primeiro contato profissional com a música aos 16 anos, quando entrou para o coral do Cotton Club, um clube de jazz em Nova York que revelou diversos nomes para o estrelato, como Duke Ellington.
Depois de colocar seu nome no circuito dos clubes noturnos de jazz, a cantora se mudou para Hollywood, onde ganhou papéis em alguns filmes renomados, como Stormy Weather. Em função de suas visões políticas, Lena começou a perder espaço no cinema e voltou a se empenhar na carreira de cantora.
Trabalhando como cantora em clubes e lançando muitos discos, Lorne anunciou sua aposentadoria em março de 1980, mas voltou atrás no ano seguinte ao lançar o show Lena Horne: The Lady and Her Music, que contou com mais de 300 apresentações na Broadway. O concerto lhe rendeu dezenas de prêmios e muitas homenagens.
Neste video Stormy Weather de 1943 Lena Horne mostra a que veio
veja mais aqui
Fonte: Redação Terra
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário