O Dia Mundial da Terra é comemorado no dia 22 de Abril, há 40 anos. Desde sua instituição, a data tem um caráter muito mais de protesto do que de festa. No abril de 1970, o senador americano Gaylord Nelson, do estado de Wisconsin, organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Cerca de 20 milhões de pessoas se engajaram para manifestar a sua preocupação com a degradação ambiental.
A partir de 1990, o Dia da Terra passou a ser adotado em vários países, tornando a comemoração um evento internacional.
A partir de 1990, o Dia da Terra passou a ser adotado em vários países, tornando a comemoração um evento internacional.
No Brasil, o Dia da Terra será comemorado junto aos dez anos da Carta da Terra. Haverá uma cerimônia aberta ao público, na Universidade Livre de Meio Ambiente e Cultura de Paz (Umapaz), em São Paulo, com o hasteamento da bandeira da Terra – que mostra o planeta visto do espaço, sem divisões políticas, religiosas ou demográficas.
“A Carta pode ser vista como uma espécie de Constituição do Planeta Terra. Se todos a seguirmos a risca, alcançaremos mais facilmente a tão sonhada sustentabilidade planetária. E para nos inspirarmos a pensar no todo, nada melhor do que hastear a bandeira da Terra na maior cidade do país”, diz Cristina Moreno, líder do movimento voluntário da Carta da Terra no Brasil.
veja mais aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário