20 de jul. de 2015

Projeto do viola de bolso traz o editor e escritor Gustavo Felicíssimo para uma conversa sobre poesia e literatura

Por Fabio Del Porto.

Nem todos escrevem poesia, mas todos já falaram, ouviram ou leram uma poesia. A poesia está em vários lugares da nossa vida. Você pode não notar, mas ela está por aí, em letras de musicas, em livros e até na televisão.

Claro que para o cidadão comum ela pode não surtir o efeito que ocorre em quem vê ou sente a poesia como uma ‘navalha’ que corta a alma, mas percebe sua existência.

Mas saiba, tem gente por aí que tem medo dela. Medo de escrever e se viciar nas letras, medo de ler e não mais conseguir esquecer o que internalizou, medo de ver a vida de uma maneira que ninguém poderia explicar. Afinal quem tem medo de poesia?

Segundo o site do Viola de Bolso o projeto foi criado para que os poetas em desatino, inspirassem ao mundo a livre poesia e a vontade de viver, perguntando – mesmo sabendo da resposta – quem tem medo de poesia?

Com essa pergunta o espaço cultural Viola de Bolso promove encontros para ler, discutir e contar poesia e suas muitas vertentes e claro, as suas consequência na vida dos viventes. Já houve vários encontros e muitos nomes foram homenageados e neste dia 16 de julho(2015) pela primeira vez foi feito um convite inusitado para participar do projeto o editor e escritor Gustavo Felicíssimo.





Gustavo é fundador da MONDRONGO LIVROS que é uma editora baiana fundada em 2011 como um braço editorial do Teatro Popular de Ilhéus, com foco em publicações de poesia, prosa, estudos acadêmicos, literatura infanto-juvenil e livros de arte já publicou vários artistas desconhecidos e já vendeu cerca de 20 mil livros.

Foi um momento único em que os presentes leram partes de livros publicados pelo editor e autor e depois foram convidados e fazer perguntas sobre suas inspirações e claro sobre a editora Mondongo. 

O autor em entrevista a Wilson Bitencourt da Tv Web Cultura diz que “ser um editor independente e na verdade depender de todo mundo.”



O autor também fez fortes criticas ao desincentivo da literatura nas escolas e pontuou que boa parte do problema que temos hoje da má formação dos alunos é culpa da péssima formação dos professores e uma revolução na educação é necessária urgentemente.

O editor e escritor incentivou que fosse criado um grupo de autores da região e que fosse publicado um livro de poesia e de contos destes autores da região, o projeto ainda será formulado e breve estaremos publicando maiores detalhes aqui.




--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Acompanhe a baixo o vídeo feito pela Tv Web Cultura.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário